Notícias

Um olhar atento para as residências de medicina de família e comunidade do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro conta com 14 residências em MFC ativas, ou seja, que ofertaram vagas para o ano de 2023. Embora seja um estado que possui um número relevante de vagas de residência no país, ainda concentra suas vagas majoritariamente em sua região metropolitana. Hoje, temos 80,9% destas vagas em residência de MFC ofertadas somente na capital. Dos 14 programas ativos, nove são vinculados a instituições de ensino superior públicas ou privadas, quatro deles a secretarias de saúde e um à Santa Casa de Misericórdia.

Este ano, a AMFaC-RJ iniciou um trabalho de identificar todos os programas de residência de medicina de família e comunidade (PRMFC), bem como iniciar um diálogo e aproximação dos mesmos. Ao longos dos primeiros meses de gestão, realizamos reuniões com alguns dos programas e construímos um grupo de diálogo institucional entre a gestão da AMFaC-RJ e os coordenadores/supervisores de programas.

Estar em sintonia com os PRMFC do estado do Rio de Janeiro nos permitirá construir uma rede de apoio e fortalecimento, com especial atenção à formação de médicas e médicos de família e comunidade no interior e para o interior do estado. Precisamos, a partir de aproximações e diálogos, entender os desafios em comum e construir estratégias para qualificação da Atenção Primária e dos PRMFC.

Um primeiro marco da Gestão AMFaC-RJ foi já na transição do ano de 2022 para 2023 fazer ampla divulgação dos editais de seleção de todos PRMFCs do Rio de Janeiro.