Notícias

Perfil de Ingresso de Residentes de Medicina de Família e Comunidade da Cidade do Rio de Janeiro

No mês de março de 2023, os programas de residência de medicina de família e comunidade da cidade do Rio de Janeiro convidaram a AMFaC-RJ para participar de suas semanas de recepção. Pudemos apresentar a nossa associação e a SBMFC, mas além disso, construímos um perfil desses residentes que chegam para fazer sua formação na nossa cidade. Foram mais de 140 respostas, de todos os PRMFCs do município do Rio.

Pensar o perfil de ingresso dos residentes que decidem escolher a cidade do Rio de Janeiro para fazer sua especialização, é, entre tantas outras coisas, pensar a realidade, as dificuldades, a adaptação que essa pessoa vai viver. É estar atento e cuidar!

Vale destacar que metade dos residentes que procuram a cidade para sua formação não residiam aqui e tendem a ter redes de apoio menos consistentes, uma vez que vem construir novas relações na nova cidade. Outro dado interessante, é que quase 76% dos residentes que procuraram a especialidade, tinham a MFC como sua primeira opção. Mesmo os que não tinham como primeira opção, buscavam especialidades clínicas, sobretudo, das consideradas áreas básicas: clínica médica, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria, pediatria, etc.

Conhecer os residentes, suas redes, sua origem e relações nos permite construir educação que se importa e está ao lado dos residentes. Construir Perfis de Ingresso com níveis de detalhamento específicos para cada realidade, pode ser uma ferramenta útil.