Notícias

Em defesa do trabalho das médicas e médicos de família e comunidade! Contra todas as formas de racismo!

No último dia 24 de novembro, no município de Búzios, a Médica de Família e Comunidade Maria Cristina Reis Souza foi sumariamente demitida e interrompida de exercer seu trabalho na Atenção Primária deste município. Maria Cristina que vinha executando um trabalho extremamente comprometido junto àquele município e em preceptoria pelo programa de residência do projeto de interiorização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi arbitrariamente demitida sem as devidas explicações.

Sabemos da importância de uma atenção primária forte e sabemos a dificuldade em se estabelecer trabalho de excelência fora das capitais deste país. Maria Cristina não media esforços e vinha ao longo do último ano prestando assistência a região de Vila Verde e Cruzeiro, regiões também conhecidas por serem remanescentes quilombolas.

Diante disso, não podemos nos furtar a denunciar mais essa arbitrariedade que, para além, desvela mais uma face do racismo estrutural no nosso país que não preserva a importância da longitudinalidade e vínculo que esta médica negra fazia na assistência à saúde daquela população. Todo esse processo escancara a falta de preocupação com as comunidades mais vulnerabilizadas. A saída repentina de preceptora e residentes de uma Unidade responsável por quase um terço da população do município vai trazer desafios ao acesso à saúde.

TODA SOLIDARIEDADE A MÉDICA DE FAMÍLIA MARIA CRISTINA REIS SOUZA!