6º CONGRESSO DA AMFaC-RJ

A AMFaC-RJ convida a todas, todes e todos para o 6º Congresso de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro! Em parceria com a UNIFASE/FMP, o evento será sediado na cidade de Petrópolis, de 17 a 19 de Julho de 2024.

O 6º CAMFaC-RJ tem como tema A Medicina de Família e Comunidade e o Trabalho na Atenção Primária: tecendo novos horizontes. Mais do que nunca, é necessário compreender a realidade do trabalho no SUS, as tendências e movimentos desse campo.

A Medicina de Família e Comunidade, nas últimas décadas, se expandiu e se consolidou como especialidade médica de excelência para o trabalho na Atenção Primária à Saúde no país. Hoje, especialistas em MFC provêm assistência à saúde em equipes de Saúde da Família, de consultório na rua e de saúde prisional; gerem o SUS em cargos à nível municipal, estadual e federal; e formam futuros profissionais em faculdades de medicina e programas de residência Brasil a fora.

Nesse contexto, diferentes contradições se acumulam no cenário de trabalho da MFC brasileira. Lidamos com mudanças na Política Nacional de Atenção Básica, com a diversificação na composição de equipes de Saúde da Família, mudanças de financiamento da APS, além do avanço de processos de precarização do trabalho: como a pejotização e terceirização da força de trabalho da saúde. Mudanças que afetam, não só a MFC e toda a força de trabalho do SUS, mas também aspectos do cuidado em saúde.

O trabalho da MFC também dialoga com a implementação de políticas de provimento para a APS. O mais proeminente deles, o Programa Mais Médicos, trouxe inegável avanço na distribuição da força de trabalho médica no SUS. No que diz respeito ao trabalho da nossa especialidade, abre novas possibilidades de atuação, como na supervisão e acompanhamento dos médicos participantes do programa. Ao mesmo tempo, a consolidação do PMM como forma preferencial de contratação de médicos para a APS trás consigo necessidade de olhar atento e reflexão: a exemplo, a ausência de vínculo trabalhista para esses profissionais e o desafio da formação em serviço.

Entendemos que o trabalho na APS só é possível em equipe e de maneira interprofissional, articulado com os demais níveis de assistência e coordenando o cuidado junto com o paciente. Dessa forma, encorajamos Médicas e Médicos de Família e Comunidade, mas também estudantes, residentes e profissionais de outras áreas da saúde a se inscreverem e enviarem seus trabalhos para o 6º CAMFaC-RJ. Vamos juntas, juntes e juntos construir um SUS forte e com equidade!